segunda-feira, 23 de julho de 2012

LEMBRANÇAS


Lembro-me de uma pequena bolsa de couro vermelha que eu segurava orgulhosamente e de uma pequena boneca de lã que minha mãe fez para mim. Ela tinha miçangas amarelas nos pés à guisa de sapatos.
Lembro-me de um tabuleiro de xadrez de madeira que tinha uns dois centímetros de espessura. No seu interior ficavam as peças. Três delas haviam sido perdidas e foram substituídas por tampas de Cebion. Como eu não gostava realmente de jogar damas e acabei resignificando o tabuleiro que passou a ser o salão de baile de minhas bonecas. Ah, agora sim ele era perfeito.
Lembro-me de vestir a camisola de minha madrinha, de colocar seu colar na cabeça como se fosse um diadema e de me sentir a mais bela das princesas.
Lembro-me da minha avó de quem nem por um segundo duvidei do amor. Eu passava os dias com ela e a fazia desenhos que a representavam com um enorme vestido de rainha, cravejado de diamantes e de todas as pedra preciosas que eu pudesse imaginar.
Lembro-me de colecionar figurinhas, de ajudar a fazer pastel.
Lembro-me de dançar na sala de casa olhando minhas sombras projetadas na parede como um corpo de baile deslumbrante.
Lembro-me de um filme de ficção científica que me surpreendeu muito. O protagonista alterava a forma dos objetos ao pensar neles.
Que impressionante! Seria possível? Eu sempre achei que sim.
Lembro-me de um gatinho que cabia na minha mão de criança de 5 anos. Foi um encantamento sem fim. Por alguma razão desconhecida eu sempre me senti irmã dos felinos.
Lembro-me de tomar chuva, de sonhar acordada, de sofrer por antecipação e também de confiar. E de dançar, cantar, tocar e dançar, como se a vida fosse um imenso bailado.
Hoje sei que as lembranças enfeitam minha história, fazem parte da minha memória, mas não são a minha pessoa. Obviamente, o que sou vai muito além disso. Mas é agradável poder olhar para trás e ver o desenho na tapeçaria que bordei e encontrar flores no jardim. Há muito ainda para ser vivido. Que o arquivo de memórias futuras seja abundante e colorido. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário